Galeria

Plano do prefeito é uma bomba sem precedentes na educação! Representa redução salarial para 93% da categoria!

Apesar do sindicato não conhecer, oficialmente, as emendas feitas ao plano pela base governista, veja aqui uma análise política do plano de carreira proposto pela prefeitura do Rio, já com algumas emendas expostas via internet, elaborado pela professora Edna Felix para entregar à direção do Sepe e Regional 7 do Sindicato:

Resumo da análise do plano nas questões centrais:

  • Retira o direito à lotação nas unidades escolares veja esta parte do artigo 38 ‘remoção para Unidades Escolares da Coordenadoria Regional de Educação onde o servidor estiver lotado, ou de outras Coordenadorias”.

  • A exclusão continua quando trata da jornada de trabalho. Oberve que deixa claro que a jornada de trabalho para os funcionários que INTEGRAM O QUADRO DO PESSOAL DA SME É DE 40 HORAS. E os outros 93% não integram o quadro?

·         Exclui 93% da categoria que são PI e PII com carga horária diferente de 40 horas.

·         Extinção Embora não admita os coloca em quadro em extinção. Não abre concurso para PI e PII.

·         Redução salarial A exclusão do PI e PII com carga horária diferenciada de 40 horas o exclui inclusive a partir da votação dessa lei do recebimento da gratificação do bônus cultura.

·         Não fica claro se os enquadramentos se darão apenas para aqueles que estão em quadro permanente (7% da categoria) Os que estão em quadro suplementar, na prática não é citado.

·         Professores Polivalentes.

Existirão apenas dois cargos de professores

1.    Professor de educação infantil- PEI em que o nome já diz que pegará a educação infantil e é o único onde se admitirá a formação na modalidade do normal. PEI restrito a turmas de Educação infantil

2.    Professor do Ensino fundamental PEF que poderá lecionar para todo o restante, ou seja, qualquer turma, de 1º ao 9º ano de ensino fundamental. Não haverá mais o Professor II que antes poderia ter a formação do curso normal dando aulas até o 5º ano, alfabetização. Tinha formação com a didática necessária para lidar com alunos de nível inicial na aprendizagem até 12 anos, segundo Piaget. Será o PEF a fazer tudo. PEF pode lecionar para qualquer turma de 1º ao 9º anos.

  1. Flexibilização- Para o  PEF não faz distinção na licenciatura a que o professor deverá ter formação. O plano inteiro não faz referência a essa especificação, por tanto qualquer professor poderá lecionar em qualquer disciplina, assim como acontece nos Ginásios Cariocas. A própria secretária em entrevista admite essa flexibilização.

Retira os 8% de reajuste– Com emendas prefeito retira os 8% que prometeu, anunciou na imprensa e quer convencer a todos que os profissionais já receberam. Porém em uma de suas emendas ele retira o texto do artigo 40 original, que deixava claro que o reajuste de 8% aconteceria de fato, e coloca em seu lugar um texto que não garante nada. O novo texto diz que este reajuste já está contemplado nas tabelas desta lei. Primeiro, porque mudou o texto? Segundo que se as tabelas caem no processo de votação ou são modificadas ou vetadas por eles, nada no texto da lei garantirá os 8% e ele não fica obrigado a cumprir. Ou mesmo pode pagar em forma de complementação salarial, como fez e faz com funcionários.

  • Mantém a política de complementação  salarial que o prefeito havia acordado com o sindicato que acabaria. Aqui ele estabelece em lei que os 8% de reajuste do servente será em forma de complementação ao salário. Este artigo já pertencia ao plano original.

·         Quem já fez ou fará a opção para o aumento de carga horária para 40 horas passa imediatamente a ser denominado como PEI ou PEF, tendo que começar a lecionar então na Educação infantil o PEI e de 1º ao 9º ano o PEF.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s