New York indica professora para a Secretaria de educação e caminha para o fim da meritocracia!

Meritocracia charge

Professora aposentada é indicada como secretária de educação em Nova York. É o fim da meritocracia!

http://avaliacaoeducacional.com/2013/12/30/new-york-de-blasio-indica-carmen-farina/

New York: De Blasio indica Carmen Farina
Publicado em 30/12/2013 por Luiz Carlos de Freitas
Confirmada a indicação de uma educadora profissional para a Secretaria de Educação da Prefeitura da Cidade de Nova York. Acaba a era Bloomberg e com ela a ênfase nos testes padronizados, avaliações excessivas e outras iniciativas instaladas nos últimos 12 anos pelos reformadores empresariais daquela cidade.

A mudança é uma perda irreparável para as teses dos reformadores amplamente difundidas e copiadas no Brasil, em especial depois de 2007. Toda a política de bônus do Estado de São Paulo foi inspirada nos experimentos de Nova York. Mesmo sob Bloomberg ela já havia sido interrompida e agora está enterrada de vez.

Em seu blog Diane Ravitch saudou a indicação dizendo:

“É um novo dia para Nova York. A era de punir, responsabilizar e envergonhar educadores profissionais acabou. De Blasio anunciou que vai desfazer imediatamente o sistema de classificação A-F para escolas, que o prefeito Bloomberg copiou do governador Jeb Bush. Ele iniciará uma moratória sobre o fechamento de escolas e co-locações para charters. Fique atento para mais mudanças. Esta é uma grande mudança, não só para a cidade de Nova York, mas para a nação.”
New York: novo Secretário de Educação
Publicado em 30/12/2013 por Luiz Carlos de Freitas
Depois de passar por Linda Darling Hammond, sua primeira opção para a Secretaria de Educação da Cidade de Nova York (Stanford University) e considerar outros profissionais como Kathleen Cashin (membro do New York State Board of Regents) e por Joshua Starr, Secretário de Educação de Montgomery County e que ficou conhecido por afirmar que o pais precisa de uma moratória de três anos nos testes padronizados, finalmente tudo aponta para que a indicada de De Blasio, novo Prefeito de Nova York, seja mesmo Carmen Farina (70 anos) que trabalhou por décadas sendo professora e diretora e aposentou-se em 2006.

Darling Hammond é uma crítica dos reformadores empresariais que não precisa de apresentação. Joshua Starr, por exemplo, afirmou recentemente que: “o país precisa de uma moratória de três anos em testes padronizados e precisa “parar a loucura” de avaliar os professores de acordo com as notas dos alunos, porque isso se baseia em “má ciência”.” Ou seja, é contra tudo que Nova York faz hoje.

A série de sondagens feitas por De Blasio indica que ele está disposto a implementar seu programa o que interromperia a frenética aplicação das teses dos reformadores empresariais na Cidade de Nova York iniciada com John Klein e que continuou durante os 12 anos em que Bloomberg ocupou a Prefeitura da cidade. Farina chegou a trabalhar com Klein mas retirou-se do governo.

De Blasio acha que Nova York tem testes padronizados demais e que já tem muita escola charter no sistema educacional da cidade. Elas deverão passar a pagar aluguel pelos prédios públicos que ocupam e que até agora eram cedidos gratuitamente pela Prefeitura.

Confirmada a nomeação, reverte-se a tendência de buscar “pop stars” entre reformadores empresariais para administrar a educação de Nova York.

Anúncios

2 comentários em “New York indica professora para a Secretaria de educação e caminha para o fim da meritocracia!

  1. Pingback: Professora aposentada é indicada como secretária de educação em Nova York. É o fim da meritocracia! | Sepe Regional 3

  2. Pingback: Ruim para os Estados Unidos, bom para o Brasil! | Regional 7

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s