Alunos distribuídos em diversas turmas pela direção desrespeita a autonomia pedagógica do professor! E burla a legislação em vigor!

Alunosd perdendo educação

Professor faltou? E agora? A direção vai distribuir os alunos em nossas turmas?

Hora da entrada. Os alunos estão chegando à escola quando a secretaria recebe o telefonema de um professor, avisando que não poderá trabalhar naquele dia. O que fazer? Deixar as crianças no pátio? Mandá-las de volta para casa? Ou distribuir as crianças entre as turmas presentes na escola?

É claro que nenhuma das opções acima, está correta. O aluno certamente tem o direito a educação e não poderia ficar sem aula. Então,

  • Deixá-lo no pátio não garante aprendizado;
  • Mandá-lo de volta para casa tampouco;
  • Distribuir esses aluno nas turmas presentes, também não garante educação para o aluno. Inserido em outra turma que, na maioria das vezes, sequer está de acordo com sua idade e série o aluno não tem garantido o acompanhamento do conteúdo ensinado naquela turma.
  • Distribuir o aluno em turmas diferentes  desrespeita a lei. A LDB garante que o professor deve ter autonomia pedagógica. Ele não pode ser obrigado a ensinar sem planejamento ou a ter que planejar e ensinar conteúdos diferenciados ao mesmo tempo a alunos que sequer pertencem as suas turmas.

Quando as leis falam em garantir educação para crianças e adolescentes, não quer dizer que é professor quem deverá ser responsável pela aplicação da lei. É o Estado quem tem que garantir a aplicação da lei dando condições para que as escolas atuem.

Se não há professores substitutos para substituir os profissionais que utilizam o direito da licença médica, por exemplo,  não há cumprimento da lei por parte do governo. Não será o professor responsável em tapar buracos deixados por governos irresponsáveis.

Então se isso acontece na sua escola você pode se negar a assumir alunos que não pertençam aquela turma na qual vc está atuando. Você só deve atuar com aquele aluno para o qual você elaborou e planejou sua aula.   Esse é um direito seu.

Anúncios

Um comentário em “Alunos distribuídos em diversas turmas pela direção desrespeita a autonomia pedagógica do professor! E burla a legislação em vigor!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s