Reafirmando a pauta do Sepe: eleições democráticas para a direção de escolas

Rio de Janeiro, 14 de março de 2016.

eleição para diretores de escola

Reafirmando a pauta do Sepe: eleições democráticas para a direção de escolas

 

É principalmente no movimento de greve que as contradições que envolvem o atual processo de escolha dos diretores/gestores escolares ficam evidentes.

Há muito que a categoria e o seu representante maior, o Sepe, se debruçam sobre tal questão. É inadmissível que possamos votar para presidente da república, mas não possamos escolher aquele(s) ou aquela(s) que vai(vão) gerir a escola.

São muitos os relatos de diretores(as) que assediam profissionais de educação que aderem ao movimento grevista, ou que se posicionam de forma crítica contra posturas arbitrárias de muitas dessas direções.

Durante a greve isto fica mais claro: diretores autoritários revelam sua verdadeira face, pois coíbem os profissionais impedindo-os de se reunirem na escola para tratar sobre o movimento de greve e de conversarem com os alunos, abrem processo de abandono de cargo, lançando código 30 (de falta não abonada) ao invés do 61, constrangem professores e funcionários que participam de atos públicos de luta da categoria, e possuem um discurso de que são representantes do Estado (da SEEDUC) e que nada devem à comunidade escolar que deveriam representar.

Nas últimas greves, os casos de assédio e perseguição aos profissionais de educação não partiram apenas da secretaria de educação, mas de diretores que são “mais realistas que o rei”.

Diante disso, nós reafirmamos a disposição em arrancar desse governo estadual e da Alerj o compromisso da realização de eleições verdadeiramente livres e democráticas para diretores(as) de escola. Pela democracia nas escolas!!!

 

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s