RELATO SOBRE A 4ª REUNIÃO DO FÓRUM PARA DISCUSSÃO DA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E DO SISTEMA DE ENSINO MARCADA PARA O DIA 14 DE MARÇO DE 2014, ÀS 14H 30MIN.

RELATO SOBRE A 4ª REUNIÃO DO FÓRUM PARA DISCUSSÃO DA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E DO SISTEMA DE ENSINO MARCADA PARA O DIA 14 DE MARÇO DE 2014, ÀS 14H 30MIN.

 

O Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro vem a público prestar esclarecimentos sobre a reunião do dia 14/03:

·         Chegamos às 13 horas com um grupo de professores concursados que passaram pelas etapas de formação e, até agora, não foram chamados e com professores II de 22h 5, lotados em escolas de turno único, que até o ano passado faziam dupla regência e percebiam o valor integral dessa dobra, a partir de 2014 passariam a perceber a metade do valor, pois segundo a SME tal valor só pode ser pago se o professor tiver contato com aluno.

·         Pois bem, ao chegarmos ao prédio, fizemos o credenciamento e subimos para adiantarmos os assuntos e, dessa forma, não atrapalharmos as discussões do fórum. Fomos, então, à Coordenadoria de Gestão e Governança para tratarmos da questão e tivemos o esclarecimento de que tais pendências deveriam ser resolvidas na Coordenadoria de Recursos Humanos. E assim fizemos, telefonamos, então, para a CRH, já que estávamos no 3º andar, ficamos sabendo que a Coordenadora de Recursos Humanos estava reunida com um grupo de Vereadores.

·         Desta forma, o que nos restou a fazer? Esperar. E foi o que fizemos, ficamos todos no corredor do 3º andar aguardando o início da reunião que seria às 14h 30min. Ressaltamos, também, chegaram para participar da reunião do Fórum dois professores eleitos na assembleia.

·         Por volta das 14h 15min, a sala foi aberta e entramos todos para, antes do início da reunião do Fórum, apresentarmos as pendências acima relatadas. Chegam, inicialmente, à sala de reunião a Coordenadora da CGG, a Coordenadora  da CRH, além de outros membros da secretaria. Em seguida, chegam a Subsecretária de Ensino e a Coordenadora de Educação que, lamentavelmente, recusam-se a estar naquele espaço alegando estarem ali apenas para o Fórum questionando, inclusive, a presença daqueles profissionais. Explicamos o porquê, mas mesmo assim não houve sensibilidade por parte desses dois setores da SME.

·         Os profissionais descritos acima foram ouvidos de forma respeitosa pela CGG e pela CRH. Fizeram seus relatos, apresentaram suas preocupações e questionamentos: quando será a chamada desses concursados, já que há edital de migração para 40 horas e o porquê do pagamento de metade de uma dupla, afinal de contas os Professores II, em escolas de Turno Único, também tem direito ao Centro de Estudos, planejamento e ainda podem, se assim desejarem, realizar oficinais visando à melhoria da aprendizagem de nossos alunos. Ao terminarem seus relatos, volta à sala a Subsecretária de Ensino solicitando que a reunião do fórum se iniciasse e que ela só ficaria naquele espaço com os participantes da reunião previamente marcada.

·         Esses profissionais retiram-se do ambiente, ficando a direção do Sepe, os professores eleitos em assembleia, os membros da SME, os representantes do CEC que, estranhamente, estava com dois membros a mais. Esse acréscimo de membros no segmento responsáveis do CEC, que  desrespeita a proporcionalidade das representações,  não foi, em nenhum momento, questionado pela Subsecretária.

·         A Subsecretária de Ensino, mais uma vez, reforçou sua intransigente posição de que só dialogaria com membros do Fórum. E, mais uma vez, a direção do Sepe explicou o porquê do ocorrido e da presença dos professores eleitos em assembleia propondo, inclusive, o aumento da representatividade para enriquecimento do debate e, em último caso, a substituição dos membros. Porém, a subsecretária não aceitou as explicações e a substituição chegando, inclusive, a tratar de forma desrespeitosa os professores da rede, eleitos na assembleia, alegando não reconhecê-los. Ressaltamos que esse desrespeito foi feito na presença de todos os profissionais já descritos acima.  Lamentável a postura da SME.

 

Por isso, a direção do Sepe recusou-se a participar do Fórum, no dia 14 de março de 2014, deixando claro para todos os presentes que não abriríamos mão de tal espaço de discussão, porém não poderíamos permitir nem tampouco ficar num ambiente onde uma Subsecretária de Ensino, uma profissional de educação, trate outros profissionais de forma irreverenciosa.

 

 

 

 

Anúncios

Um comentário em “RELATO SOBRE A 4ª REUNIÃO DO FÓRUM PARA DISCUSSÃO DA VALORIZAÇÃO DA CARREIRA DOS PROFISSIONAIS DE EDUCAÇÃO E DO SISTEMA DE ENSINO MARCADA PARA O DIA 14 DE MARÇO DE 2014, ÀS 14H 30MIN.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s